O início é só o começo

28-03-2016
Fotografia aérea do Canal de Mira - Ria de Aveiro*
Fotografia aérea do Canal de Mira - Ria de Aveiro*

Começa hoje uma nova etapa da minha vida - este projecto que idealizei para contemplar o Concelho de Ílhavo, mas já aí vamos. Por agora vamos começar pelo início.

Já algum tempo que pensava neste projecto.... Posso dizer até que a alguns anos. Mas por inércia sempre o fui relegando para me dedicar a outros planos. No entanto à cerca de mês e meio fui busca-lo à gaveta - Tinha chegado a Hora de o colocar em prática. E assim foi.

Comecei por fazer o logotipo... o mais fácil possivelmente! Depois veio a árdua tarefa de dar o nome ao projecto! Pensei em diversos nomes.... Desde o "Ílhavo no Coração" até ao "Ílhavo Lovers". Mas nenhum me agradou. Por um lado, o primeiro fazia-me lembrar o programa das manhãs da RTP ou um slogan político para as Eleições Locais e o segundo seguia uma tendência crescente na República que é o de colocar o lado internacional naquilo que é genuinamente português! Por outro lado não dava o carácter identitário que queria. Por sorte tenho uns pais fantásticos que me facilitaram a tarefa - Propuseram o nome pelo qual o Projecto passa a ser conhecido: "Na Rota de Ílhavo".

Agora deves estar a pensar "Porquê este projecto? Bem... a melhor resposta que te posso dar é esta: Porque Ílhavo merece!

Provavelmente nunca te deste conta mas Ílhavo é um dos maiores polos turísticos da região! E estas são as razões:

  • O maior farol de Portugal é o Farol da Barra;
  • Os Palheiros da Costa Nova pintam aquela que é a zona ribeirinha por excelência do município;
  • O Museu Marítimo de Ílhavo pertence ao top 10 dos museus mais visitados do país (sem falar do já muito badalado Aquário dos Bacalhaus);
  • O Festival Gastronómico do Bacalhau consume 10 toneladas do "fiel amigo" em cinco dias de festa gratuita (ou seja entre 100 a 200 bacalhaus/dia se consideramos o bacalhau comercial);
  • Ílhavo alberga, há 192 anos, a Fábrica que produz cerâmica de topo a nível mundial;
  • Entre outras tantas razões que poderiam aqui ser escritas (mas este artigo tornar-se-ia mais um guia turístico).

Em jeito de final, quero desde já agradecer a tua ajuda por teres lido esta pequena introdução ao meu projecto, e comprometo-me contribuir das formas que me forem possíveis para celebrar o CONCELHO DE ÍLHAVO. Não sei ainda se o Projecto vai ser vindouro, mas o que sei é que "o início é só o começo".

João A. Silva

* Esta foto foi retirada do motor de busca google. Se estiver sujeita a direitos de autor por favor avise-me para a puder retirar

Na Rota de Ílhavo
Todos os direitos reservados 2017
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora